Corregedora e juiz coordenador do Nupref visitam cartórios de registros de imóveis de cinco cidades do Tocantins

Fotografia colorida onde um grupo de cinco mulheres e um homem estão sentados em volta de uma mesa retangular cheia de papeis conversando, em uma sala com vários armários de ferro em volta deles

Colocando em prática os pilares da gestão 2023-2025 da Corregedoria-geral da Justiça (CGJUS), que trazem o diálogo e a transparência como prioridades, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e o juiz coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), Wellington Magalhães, realizaram uma série de visitas aos cartórios de registro de imóveis da região Norte/Centro-Norte do Tocantins nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março). 

Os magistrados estiveram em Pequizeiro, Araguaína, Nova Olinda, Santa Maria do Tocantins e Pedro Afonso.  Durante as visitas, conheceram a estrutura dos cartórios e conversaram com os delegatórios sobre as principais demandas de cada localidade, principalmente em relação à participação das serventias extrajudiciais no processo da regularização fundiária.

Conforme destacou a corregedora,  a iniciativa visa reforçar o compromisso do Poder Judiciário com a transparência, eficiência e melhoria contínua dos processos de regularização fundiária. Neste sentido, o diálogo aberto com as serventias extrajudiciais é essencial para aprimorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade. 

"É fundamental que haja essa colaboração mútua para agilizar os processos de regularização fundiária e garantir o pleno exercício dos direitos de propriedade”, afirmou.

O juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, acrescentou  que a Corregedoria vem reforçando a cada dia sua atuação, de forma a garantir os direitos dos cidadãos; e as visitas contribuem para que os serviços prestados pelos cartórios atendam as necessidades da população. “O Judiciário não só fiscaliza,  estamos aqui para colaborar e buscar soluções conjuntas que beneficiem toda a comunidade. É através desse diálogo constante que podemos identificar as necessidades locais e promover melhorias significativas nos serviços oferecidos pelos cartórios".

Cartórios

Receberam a corregedora e o juiz coordenador do Nupref os delegatários Nelho Inácio da Silva, do Cartório de Registro de Imóveis de Pequizeiro; Tiago Junqueira de Almeida, de Araguaína; Vera Lúcia Reis Figueira, de Nova Olinda; Lorena Peclat Barbosa, de Santa Maria do Tocantins; e Ewandro Nunes dos Santos, de Pedro Afonso.

Para Vera Lúcia a presença da corregedora no cartório reforça o compromisso do Judiciário com os serviços extrajudiciais. “Esse apoio da Corregedoria-geral de Justiça é muito importante para nós, saber que podemos contar com o judiciário nos deixa mais seguros” disse”.  Já a delegatária Lorena Peclat destacou que a aproximação com o judiciário contribui para uma relação mais colaborativa e transparente. “É a primeira visita de cortesia que recebo de uma corregedora-geral de Justiça para prestar apoio, a não ser em época de correição. Essa interação contribui para fortalecer os laços entre o Judiciário e os serviços extrajudiciais”.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima