Construção de Fóruns terá início em dezembro

Depois de percorrer os municípios de Paranã, Figueirópolis Palmeirópolis, Itaguatins, Wanderlândia, Alvorada e Arraias lançando a pedra fundamental de construção dos Fóruns, a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, anunciou, semana passada, a previsão do início das obras dos sete Fóruns para o mês de dezembro. Por meio de webconferência, a Desembargadora conversou com os empresários que ganharam a licitação para a construção dos prédios e pediu agilidade no processo.

Segundo a Presidente, o Tocantins tem pressa, assim como as Comarcas que receberão as obras. “Precisamos concretizar, literalmente, com bastante concreto e segurança, esse sonho para o Judiciário”, disse, complementando que fiscalizará pessoalmente cada obra, observando a segurança no canteiro e a qualidade das construções. De acordo com a Desembargadora, a intenção é que a primeira medição das obras seja realizada ainda este mês.

De acordo com a Presidente, a construção dos Fóruns agilizará o atendimento ao cidadão que procura e precisa dos serviços do Poder Judiciário, além de melhorar as condições de trabalho dos servidores. “O nosso principal objetivo é beneficiar a população, de quem a Justiça é guardiã primordial, e o servidor, que é essencial para o funcionamento do Judiciário. Além disso, a construção dos prédios aquecerá a economia local, desenvolvendo vários setores econômicos, e impulsionando a venda de material de construção civil, aumentado o faturamento nos supermercados, nas madeireiras, padarias e lojas”, afirmou a Presidente.

As construções vão gerar cerca de 500 empregos, diretos e indiretos, nos municípios beneficiados. “Obras como estas são importantes para a sociedade, porque todos ganham: o cidadão, que terá justiça ao seu alcance; o município, que ganha mais desenvolvimento e o Judiciário, que cumpre seu papel constitucional”, disse a Desembargadora.

Serão construídos três fóruns de 1ª Entrância, que serão instalados nos municípios de Figueirópolis, Itaguatins e Wanderlândia. A estrutura contará com almoxarifado, salas para oficiais de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), arquivo, cartório, Defensoria Pública, protocolo e sala de audiência, como também uma sala secreta, alojamento da PM - Policia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa; espaço policial e celas. Haverá ainda um gabinete para o Juiz da comarca, com sala de audiência, cartório e recepção.

Ao todo serão três de 2ª Entrância, que funcionarão nas cidades de Paranã, Palmeirópolis e Alvorada. Estes prédios contarão com almoxarifado, salas para oficias de Justiça, Ministério Público, OAB, arquivo, cartório, Defensoria Pública, protocolo, e sala de audiência. Além de sala secreta, alojamento da PM, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

E um Fórum de 3ª Entrância, que será instalado no município de Arraias. Este seguirá o padrão do fórum de 2ª Entrância, com salão do júri e demais salas, exceto pela quantidade de gabinete para juízes, que no de 2ª Entrância são dois gabinetes e na 3ª Entrância são três gabinetes.
 
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima