Comitê gestor discute ações de atenção à saúde de magistrados e servidores

Rondinelli Ribeiro
Reunião dos membros do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário tocantinense

Em primeira reunião, na tarde desta segunda-feira (27/3), os novos membros do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário tocantinense discutiram ações e deliberaram sobre projetos voltados para a assistência à saúde e promoção da qualidade de vida de magistrados e servidores.   

Durante a reunião, coordenada pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, presidente do comitê, foram apresentadas aos membros as ações desenvolvidas pelo Centro de Saúde (Cesau). Na oportunidade, a chefe do setor, Elaine Cristina Ferreira, falou sobre a equipe e destacou o trabalho do Cesau, que atua na linha assistencial e de elaboração de projetos de qualidade de vida, visando à promoção e prevenção à saúde.

Dentre as ações citadas, destacam-se: Auriculotepia, Mat Pilates, Dia do Desafio, Semana da Saúde e o Projeto de Atenção à Saúde, que na ocasião recebeu a aprovou do comitê para que este ano fosse trabalhado na Comarca de Tocantinópolis. Outros programas, a exemplo do Gerenciamento de Estresse e Oficinas Literárias seriam colocados para deliberação do grupo.

Durante a reunião, também foram apresentados o relatório do biênio 2021-2022 da Junta Médica do Poder Judiciário e dados do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi). Segundo informações apresentadas pelo médico psiquiatra do núcleo, Wordney Carvalho Camarço, desde que foi implantado, em 10 de novembro de 2020, o Núcleo NAPsi realizou 1.837 atendimentos, sendo 527 em 2021 e 1.310 em 2022.

Do total de atendimentos realizados, a maioria foi de servidores e magistrados da Capital. Em 2021, 409 (78%) acolhimentos foram feitos a usuários de Palmas e 118 (22%) do interior do Estado; em 2022 houve um aumento das demandas, sendo 812 (62%) usuários atendidos da Capital e 498 (38%) de outras comarcas tocantinenses.

Comitê

O Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde atua na implementação e gerenciamento da política de saúde, em cooperação com as unidades de saúde; no fomento aos programas, projetos e ações vinculados à política; na interlocução com o Conselho Nacional de Justiça, com a Rede de Atenção Integral à Saúde, com o Comitê Gestor Nacional, com os demais comitês gestores locais e com as instituições parceiras; além de promover reuniões, encontros e eventos sobre temas relacionados à política; auxiliar o TJTO no planejamento orçamentário da área de saúde; e analisar e divulgar os resultados alcançados.

A comissão reúne membros de diversos setores do Judiciário tocantinense. Além do desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, que preside o comitê, o conselho é composto pela juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi; pela juíza Odete Almeida, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto); pela chefe de gabinete da Presidência, Jeane Justino; pela diretora de Gestão de Pessoas, Marcia Vieira Mesquita; pela chefe do Cesau), Elaine Cristina Ferreira; pela chefe da Junta Médica do Poder Judiciário, Bárbara Khristine Alvares de Moura Carvalho Camargo; pela técnica judiciária, Raimunda Valnisa Pereira dos Santos; pelo médico psiquiatra,  Wordney Carvalho; pela representante do Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins, Harthemyza Katiene de Fátima da Silva; pela representante do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Tocantins, Janete de Almeida Gomes; e pela representante da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, Orfila Leite Fernandes.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima