Plano Diretor de Tecnologia da Informação do TJTO para o biênio 2025/2027 é apresentado

Lucas Nascimento Homens e mulheres em reunião sentados em torno de uma mesa de madeira em tom escuro

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) apresentou nesta segunda-feira, 17/3, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação para o biênio 2025/2027. O documento foi detalhado durante reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, presidido pela desembargadora Maysa Vendramini Rosal e coordenado pelo juiz Marcelo Faccioni. A apresentação ficou a cargo da diretora de Tecnologia da Informação (Dtinf), Alice Setubal.

Entre as principais diretrizes do plano estão a capacitação de servidores, transformação digital, critérios de priorização de demandas e a execução do Plano de Gestão do TJTO. Um dos objetivos estratégicos é manter o alto desempenho no iGovTIC-JUD, índice que influencia diretamente no Prêmio CNJ.

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) avalia anualmente a maturidade dos tribunais na área de tecnologia, classificando-os nos níveis “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”. Em 2023, o TJTO obteve a nota 90,60 e a meta para este ano é atingir 91 pontos.

“Alcançamos o nível de Excelência no ano passado. Tivemos uma evolução ao longo do tempo e pretendemos elevar ainda mais este ano nossa pontuação para manter nosso grau de destaque”, afirmou Alice Setubal.

Na reunião, também foram apresentados investimentos em infraestrutura tecnológica, incluindo aquisição de computadores, monitores, nobreaks, serviços em nuvem, certificado digital, contratação de firewall, licenciamento de softwares e instalação de telefonia VoIP. Essas ações buscam modernizar o Judiciário, otimizar o desempenho dos servidores e tornar a Justiça mais ágil e eficiente.

A presidente do TJTO, Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância do encontro para compreender melhor as demandas da área de TI no tribunal.

“Parabenizo a todos os servidores e servidoras da TI pelo trabalho desempenhado à frente desta importante área para manutenção deste trabalho que é muito importante para todos nós”, ressaltou.


As diretrizes do plano seguem as normas estabelecidas pela Resolução TJTO nº 23/2021, Portaria TJTO nº 566/2025 e Resolução CNJ nº 370/2021, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (EnTIC-JUD). O Plano Diretor de TI do TJTO está estruturado em cinco eixos temáticos: governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, manutenção de infraestrutura, sistemas, inovação e projetos estratégicos.

Participantes

Estiveram presentes também na reunião: o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Manuel de Faria Reis Neto; o diretor-geral, Francisco Alves Cardoso Filho; o coordenador de Gestão Estratégica e Estatística e Projetos, Renato Alves Gomes; a diretora de Gestão de Pessoas, Paula Jorge Catalan Maia; o diretor Judiciário, Wallson Brito da Silva; a diretora de Infraestrutura e Obras, Rosane Mesquita Vieira; o supervisor de Controle da Escola Superior da Magistratura do Estado do Tocantins (Esmat), Vinícius Fernandes Barboza, representando a diretora executiva Ana Beatriz Pretto; e a chefe de gabinete da Presidência, Lívia Guimarães.

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima