Comissão de Gestão Participativa e Democrática do TJTO realiza Audiência Pública sobre as Metas Nacionais do Judiciário na terça-feira (25/6)

Arte Cecom Arte divulgação traz no canto esquerdo da imagem uma figura ilustrativa com várias mãos, umas sobre as outras. No canto direito fundo cor azul e letras na cor branca com a mensagem anunciando a audiência pública. Abaixo logos justiça mais próxima e poder judiciário do tocantins

A Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Comissão de Gestão Participativa e Democrática, vai promover na próxima terça-feira (25/6), entre 10 e 11h30, uma Audiência Pública sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025.

O encontro, que acontecerá na modalidade virtual, tem o objetivo de reunir não apenas representantes do Sistema de Justiça, mas também membros da sociedade civil para discutir sugestões e propostas alinhadas à Consulta Pública on-line, promovida pela Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual, junto aos 27 tribunais estaduais do Brasil.

O evento  será transmitido pelo Youtube, neste link

Consulta Pública

Sob a coordenação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e com base na Resolução nº 221/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esta Consulta Pública, disponível entre os dias 17 de junho e 2 de julho, além de estabelecer princípios de gestão participativa e democrática para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, é uma oportunidade de cidadãos e cidadãs de toda a sociedade contribuírem para um Judiciário mais ágil, com maior eficiência e qualidade.

Para participar, basta clicar aqui e acessar aos formulários atendendo aos respectivos perfis:

cidadão(ã) defensor(a) magistrado(a)
advogado(a) membro do MP servidor(a)

Metas Nacionais

As metas representam o compromisso firmado pelos presidentes dos tribunais brasileiros pela melhoria da prestação dos serviços de Justiça aos cidadãos(ã), visando tornar a sociedade mais justa e inclusiva. Com isso, desde sua criação, por meio da Resolução CNJ n° 70/2009 (revogada pela Resolução CNJ nº 198/2014), anualmente os órgãos do Poder Judiciário se reúnem, tanto para redefinir as metas quanto para traçar as estratégias do ano subsequente.

Atualmente, são metas Nacionais do Poder Judiciário Estadual:

"Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente."

 

"Meta 2 – Julgar processos mais antigos.

Justiça Estadual: pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2021 no 1º grau, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2022 no 2º grau, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2022 nos Juizados Especiais e Turmas Recursais e 95% dos processos de conhecimento pendentes de julgamento há 14 anos (2011) ou mais."

 

"Meta 3 – Estimular a conciliação.

Justiça Estadual: Aumentar o indicador Índice de Conciliação do Justiça em Números em 1 ponto percentual em relação a 2024.

Cláusula de barreira: XX% de Índice de Conciliação."

 

"Meta 4 – Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.

Justiça Estadual: 65% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a Administração Pública, distribuídas até 31/12/2021, em especial as relativas a corrupção ativa e passiva, peculato em geral e concussão."

 

"Meta 5 – Reduzir a taxa de congestionamento.

Justiça Estadual: Reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento líquida de processo de conhecimento, em relação a 2024.

Cláusula de barreira: 56%."

 

"Meta 8 – Priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Justiça Estadual: 75% dos casos de feminicídio distribuídos até 31/12/2022 e 90% dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher distribuídos até 31/12/2022."

 

"Meta 10 – Impulsionar os processos de ações ambientais e os processos relacionados aos direitos das comunidades indígenas e quilombolas.

Justiça Estadual: Identificar e julgar, até 31/12/2025, 35% dos processos relacionados às ações ambientais, 35% dos processos relacionados aos direitos das comunidades indígenas e 35% dos processos relacionados aos direitos das comunidades quilombolas, distribuídos até 31/12/2024."

 

"Meta 11 – Promover os direitos da criança e do adolescente.

Justiça Estadual: Identificar e julgar, até 31/12/2025, no 1º grau, 90% e no 2º grau, 100% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31/12/2023 nas respectivas instâncias."


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima