
Na 11ª Semana Nacional da Conciliação, a Comarca de Miranorte celebra o êxito nos trabalhos realizados. Entre os dias 21 e 25/11 aconteceram 137 audiências. Foram alcançados 66% de acordos, que ao todo, correspondem a mais de 400 mil reais.
O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Miranorte, juiz Cledson José Dias Nunes, destacou a importância da conciliação. “Há vários anos realizamos mutirões, os quais têm surtido resultados ainda melhores desde que o Tribunal de Justiça instalou o Cejusc de Miranorte, em junho deste ano. Criamos um ambiente favorável para que as partes encontrem a solução para seus conflitos. Anualmente são distribuídos cerca de 2 mil processos, e em muitos deles as partes poderiam resolver seus conflitos através da conciliação, que é o melhor caminho”, concluiu.
Segundo a servidora do Cejusc, Layelle de Sousa Brito, a participação dos jurisdicionados que solicitaram e realizaram sessões conciliatórias nos processos é de grande importância. Como o caso da dona de casa Vânia Siqueira. “Chegamos ao final deste conflito, estamos realizados e quero agradecer também o empenho da outra parte, porque sem a sua cooperação nós não chegaríamos a este acordo”, disse.
Os alunos do curso de Mediação e Conciliação promovido pelo Tribunal de Justiça tiveram a oportunidade de conhecer na prática a rotina de trabalho do Cejusc, com acompanhamento na condução das audiências de conciliação.
Ninah Beatriz Oliveira - Cecom/TJTO


