
Na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), representantes do Inovassol - Centro de Inovação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participam da programação da 4ª edição do Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), que ocorre entre os dias 11, 12 e 13/9.
Com uma grade de palestras, workshops e painéis interativos, o 4º FestLabs dedica-se à promoção da inovação, inteligência artificial e sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. E o evento reúne especialistas, profissionais e entusiastas para discutir e explorar como as novas tecnologias podem tornar a prestação de serviços da Justiça cada vez mais eficiente, acessível e alinhada com as demandas da sociedade.
Na solenidade de abertura do evento, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luis Felipe Salomão, defendeu o investimento na inovação como estratégia fundamental do Judiciário. “Nós sabemos onde está o gargalo da Justiça. Nossa visão é privilegiada e estarmos aqui buscando alternativas inovadoras é um ótimo sinal”, afirmou. Ele destacou que, desde 2009, cerca de 83 milhões de processos estão em tramitação e, usar a inovação a favor do Judiciário, é uma oportunidade de os tribunais efetivarem mudanças necessárias e darem uma resposta mais ágil na tramitação dessas ações.

Coordenador do Inovasssol, o juiz auxiliar da presidência do TJTO, Roniclay Alves de Morais, destaca o evento como uma plataforma única para a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do sistema judicial do Centro de Inovação do Judiciário tocantinense.
“Nossa participação é de extrema importância por dois motivos: primeiro, porque a inovação também pode ser entendida como trabalho em redes. Por isso, conhecer o que os demais Tribunais estão fazendo em suas respectivas unidades pode tornar o nosso trabalho cada vez mais eficiente. E segundo, pelo fato do nosso Inovassol ter sido criado recentemente e estar em fase de crescimento e estruturação, é necessário conhecermos a realidade dos outros laboratórios, disse o magistrado.
Já o servidor, André Vinicius Di Oliveira Gomes, garante que os conhecimentos adquiridos serão amplamente aplicados no dia a dia do Inovassol. “O FestLabs é uma oportunidade única para explorar novas metodologias de gestão de projetos, além do uso correto de inteligências artificiais, auxiliando nosso trabalho e garantindo a integridade e veracidade das informações”, ressaltou.
A 4ª edição do FestLabs é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJRJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
A programação encerra amanhã (13/9), quando o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso fará palestra e anunciará os vencedores do Prêmio Inovação do Poder Judiciário. Este prêmio busca estimular e disseminar soluções que integrem tecnologia, sustentabilidade e inovação, por meio de debates e trocas de experiências transformadoras.
Clique aqui e saiba mais!