As cinco unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc, instaladas pelo Poder Judiciário do Tocantins nas comarcas de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Colinas, serão estruturadas até o fim de 2015, garantindo a efetividade dos centros. A meta foi definida durante a 2ª Reunião da coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, realizada na presidência do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (4/9). Na oportunidade, o Núcleo recebeu nova sigla, alterando de NUCOM para NUPEMEC, seguindo o padronização nacional.
A reunião foi conduzida pelo presidente, desembargador Ronaldo Eurípedes e pela coordenadora estadual do Nupemec, juíza Umbelina Lopes Pereira. Também participaram o corregedor geral de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, o juiz auxiliar da presidência, Roniclay Alves de Moraes, os juízes Gilson Coelho Valadares, Luis Otávio de Queiroz Fraz, o diretor de Tecnologia da informação Marco Aurélio Giralde e o coordenador de Gestão Estratégica do TJ, José Paiva.
Ficou estabelecido que as cinco unidades serão estruturadas até o fim deste ano. Sobre a importância dos Cejusc's o presidente do TJ afirmou que, "hoje é uma das ferramentas mais importantes que temos nesse momento atual, precisamos do seu funcionamento efetivo possibilitando melhorias na prestação jurisdicional".
Outra definição foi com relação à Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro, com a participação das 42 comarcas.
Durante o encontro ainda foi apresentada pela Diretoria da Tecnologia da Informação uma nova ferramenta para receber reclamação pré-processual . Implementada no e-Proc, a novidade está vinculada ao Cejusc e deve entrar em funcionamento nos próximos dias.
Kézia Reis - Cecom/TJTO
Fotos: Rondinelli Ribeiro - Cecom/TJTO