Auditoria externa recomenda certificação ISO 9001 para a 2ª Vara Cível de Palmas

A Auditora Líder Arlete Martini do Instituto Falcão Bauer,organismo certificador da normaISO9001, informou, ao encerrar auditoria externa na sexta-feira (15/4), que vai recomendar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade implantado na 2ª Vara Cível de Palmas.

“Como minha auditoria não encontrou nenhum desvio em relação à norma, nem aos procedimentos estabelecidos pelo Tribunal de Justiça, a conclusão é que 2ª Vara Cível de Palmas merece a certificação”, disse Arlete Martini. A recomendação é analisada por uma comissão do órgão certificador, mas normalmente é acatada e o certificado emitido e entregue à empresa/órgão público auditado.

O titular da 2ª Vara Cível de Palmas, juiz Luis Otávio de Queiroz Fraz, disse que “este é o resultado de um trabalho de muitos anos. Quando pensamos em traduzir essa metodologia em algo tecnicamente adequado, em algo científico, como é agora, sabíamos que seria difícil. Mas o certificado não é o objetivo final. É o começo de um trabalho com qualidade reconhecida. Nós temos agora de nos desdobrarmos para fazermos jus a esse título. A certificação traz um comprometimento ainda maior para nós”.

O magistrado esclareceu que a ideia, ao implantar o Sistema de Gestão da Qualidade na 2ª Vara Cível de Palmas “é humanizar tanto para nossos servidores como para o nosso usuário. O cidadão que nos paga merece todo respeito. O mínimo que podemos fazer por ele é acolher bem e entregar um serviço de qualidade”.

O escrivão Nei de Oliveira afirmou que toda a equipe envolvida no projeto ficou satisfeita com aprovação da auditoria. “Agora é colocar em prática tudo que foi trabalhado até agora e melhorar a prestação jurisdicional cada dia mais. Esse é o nosso objetivo,” disse ele.

Para o coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins, José Paiva, que prestou consultoria para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade “esta é uma conquista e um marco na evolução da gestão do Poder Judiciário tocantinenseque passará a ter um modelo de excelência com padrão internacional,queservirá como projeto pilotopara replicação do Sistema em outras varas e setores do Poder Judiciário”.

Luiz Pires - Cecom/TJTO


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima