
Nesta quinta-feira (21/11), os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do campus de Dianópolis, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento do sistema judiciário durante uma visita ao Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas. A visita integra o projeto "Descobrindo o Palácio da Justiça", que proporciona aos estudantes uma visão da rotina dos servidores e magistrados, além de oferecer a chance de conhecer melhor a instituição através de uma maior interação com as práticas jurídicas.
Ao longo da visita dirigida pela equipe de cerimonial do TJTO, os alunos puderam conhecer as dependências da sede do Poder Judiciário Tocantinense, como o Inovassol, as câmaras e os auditórios. O desembargador Eurípedes Lamounier acompanhou a visita e falou sobre o funcionamento das práticas no Judiciário, trouxe experiências como magistrado e levou os docentes para conhecer o seu gabinete.
“Uma visita de acadêmicos da faculdade de Direito para o Tribunal é uma via de mão dupla. Aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da forma como funciona o Tribunal de Justiça, sobretudo na questão dos julgamentos, naquilo que é mais próximo da realidade deles como acadêmicos de direito. Então, para nós, é sempre um prazer receber os estudantes de direito aqui”, afirmou o desembargador.
A professora Tayana Bordalo, destacou a importância dessa atividade extracurricular: "Nós pudemos promover uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins, que se faz de extrema importância porque os nossos alunos estão finalizando o curso e logo entrarão no exercício da advocacia e nunca tiveram oportunidade de visitar um órgão do Poder Judiciário. E, por isso, nós viemos de Dianópolis até Palmas para que eles tivessem a oportunidade de ver na prática como o Judiciário de fato se organiza”.
O acadêmico Aldemir dos Santos Dias conta que a experiência foi positiva e que adquiriu muito conhecimento durante a programação. “Aprendemos muito, conhecemos as instalações do Tribunal, tivemos o privilégio de fazer um tour junto com o desembargador Eurípedes, visitamos o gabinete dele. Foi muito bacana e agradeço imensamente ao TJ por essa oportunidade por estar abrindo as portas aos acadêmicos”.
Serviço
Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral podem ser feitas pelo e-mail