Programa do Judiciário tocantinense promove cine debate para mulheres vítimas da violência doméstica e familiar

Divulgação mulheres assistem a projeção de imagem em uma tela branca

O programa “Em Paz”, desenvolvido pelo Judiciário tocantinense com foco na prevenção e combate à violência doméstica e familiar no Estado, realizou no último sábado (27/7) o “Cinema com Elas”, com a exibição do filme “De Repente, Miss!” (2022), do diretor Hsu Chien, no Cine Cultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na capital Palmas.

Cinema com Elas

É uma ação direcionada às mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, integrantes dos grupos reflexivos de acolhimento, orientação e acompanhamento, promovidos pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) em parceria com o Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM).

O encontro, uma parceria com o Cine Cultura Sala Sinhozinho, consiste em uma sessão comentada que, além de exibir filmes com a temática relacionada aos Direitos Humanos, também promove debates acerca do empoderamento feminino, sororidade e canais de apoio.

Em paz

O objetivo do programa “Em Paz” está na quebra do ciclo de violência e na promoção da cultura de paz. Além dos grupos de acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres vítimas, o programa também promove círculos de responsabilização e mudança de postura direcionados aos homens autores da violência, como também ações de sensibilização da sociedade e incentivo à denúncia.

De acordo com a integrante da equipe técnica do GGEM e responsável pela gestão do programa “Em Paz”, Leida Thomé, a sessão de “Cinema com Elas” marcou o encerramento de quatro meses de trabalho desenvolvido de forma híbrida, com acompanhamento individual online, e presencial em grupo, totalizando a participação de oito mulheres com idade entre 20 e 50 anos.

“Foi um momento significativo essa sessão de cinema com elas, o filme trouxe as possibilidades que cada uma pode ser sem perder sua liberdade, seus direitos e sua autonomia.  O cinema é uma ferramenta poderosa que possui a capacidade de transformar vidas, desafiar narrativas e inspirar mudanças sociais”, disse.

Serviço

A violência doméstica é um mal que reflete em toda a família. Se você está vivendo essa situação ou conhece alguém sofrendo com isso, não se omita e denuncie ligando para Polícia Militar pelo número 190, ou pelo serviço de atendimento à mulher, gerido pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), pelo número 180.

Para entrar em contato com o programa "Em Paz" envie uma mensagem pelo whatsapp (63)9312-8158, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) também oferece canais de atendimento especializado através da Ouvidoria da Mulher, pelo telefone 0800.6444.334 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Modificado em:

Acessos:

218