
Gente nasceu para brilhar. A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, mostrou que reconhece essa máxima poética ao premiar os vencedores do “1º Concurso de Poesias e Contos Dalva Lucas Kertesz”, nesta quarta-feira (09/12). O concurso estimulou o potencial artístico dos servidores revelando poetas e contistas de talento. A premiação foi realizada no hall de entrada do TJTO, durante a Semana do Servidor do Judiciário.
“Essa semana é de muitas alegrias e atividades. Esse concurso é o primeiro de vários que promoveremos”, afirmou a Desembargadora Willamara Leila.
Na categoria “Poesias” o vencedor foi o servidor Orion Milhomem com a produção “Teus Olhos”, segundo o autor, inspirada na idealização feminina. O servidor falou em nome dos premiados e elogiou a iniciativa da Presidência do TJ. “É preciso reconhecer a oportunidade que nos está sendo dada de demonstrar nossos talentos. Essa administração é diferente”, disse Orion destacando que desde os 15 anos escreve poesias. “Antes de ser um advogado, eu sou um poeta”, disse. Em segundo lugar, foi premiada a servidora Josilene de Oliveira, com a poesia “Milagre da Vida”. A poesia “Desejo Ávido de Dalva Lucas Kertesz”, da servidora Andréia Barbosa ficou com o terceiro lugar.
Os melhores contos também foram premiados. Em primeiro lugar, com o texto “Fogão à gás na roça”, foi premiada a servidora Rosete Meirelles. Segundo a servidora, a história é uma homenagem ao seu pai e remonta a sua infância. “Esse prêmio tem valor de Nobel da Literatura, tamanho o nosso contentamento”, ressaltou. O conto “O Velho Caçador”, do servidor Ronivaldo Fontoura, garantiu a segunda colocação. Em terceiro lugar fiou “O Barraco da Barraca”, de Edília Ayres.
A Coordenadora da Escola Judiciária, Maria Luiza Nascimento, disse que as poesias e os contos vencedores serão publicados em um livro ano que vem.
A Comissão Julgadora do certame foi composta pelos escritores e membros da Academia Tocantinense de Letras (ATL), Eduardo Silva de Almeida, Odir Rocha e Mário Martins. O Presidente da ATL, Eduardo Almeida parabenizou a Presidente pela promoção do concurso. “Ficamos com a obrigação de julgar e o ideal seria empate, dada à qualidade dos trabalhos”, disse.
Visita
Antes do evento, a Presidente do TJTO recebeu em seu gabinete os escritores e representantes da ATL, Eduardo Silva de Almeida, Odir Rocha e Mário Martins e o palestrante Rodrigo Cardoso.
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email: