Tribunal de Justiça do Tocantins e Defensoria Pública fortalecem parceria em reunião de alinhamento de ações estratégicas

Fábio Lopes Na imagem, estão presentes seis pessoas, sendo uma mulher e cinco homens, todos representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins e da Defensoria Pública Geral. Eles estão sentados ao redor de uma mesa, com expressão séria e atenta. O ambiente possui paredes de tom bege claro, e ao fundo, são visíveis quatro bandeiras dispostas de forma ordenada: da esquerda para a direita, a bandeira do Tocantins, Brasil, Mercosul e de Palmas.

Com o objetivo de discutir ações e projetos para aprimorar os serviços da justiça no Tocantins, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta segunda-feira (24/2) a visita institucional do defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição, e do subdefensor público-geral, Danilo Frassetto.

No encontro, foram discutidas iniciativas para fortalecer o sistema de justiça tocantinense, com ênfase na ampliação dos atendimentos no interior do estado, na aceleração dos processos, especialmente na Comarca de Palmas, e na otimização do funcionamento do sistema judiciário como um todo.

Entre os temas abordados, destacaram-se os mutirões que serão realizados ao longo do ano, alguns envolverão áreas sensíveis como o enfrentamento da violência doméstica, direito de família e processos criminais.

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, enfatizou a relevância da colaboração entre as instituições. "A Justiça só funciona quando todas as partes do sistema trabalham de forma integrada. O Ministério Público, a OAB, a Defensoria Pública e o Judiciário precisam caminhar juntos para que possamos oferecer respostas rápidas e eficazes à sociedade. O apoio da Defensoria Pública é fundamental, principalmente nos projetos sociais e nas ações que envolvem a população mais carente", destacou.

"Nosso objetivo é garantir que a população tocantinense, principalmente a mais carente, tenha acesso rápido e efetivo à justiça. Essa parceria com o Tribunal de Justiça é essencial para que possamos alcançar esse objetivo de forma eficiente", destacou o defensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição.

Também participaram da reunião,  os juízes auxiliares do Tribunal, Arióstenis Guimarães e Esmar Custódio Vêncio Filho; e o diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho.


Modificado em:

Acessos:

342