A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, entregou seis cadeiras de rodas para o Fórum de Palmas. Os equipamentos serão utilizados por pessoas com dificuldade de locomoção que buscam atendimento no Fórum, garantindo mais acessibilidade aos serviços do Judiciário.
Durante a solenidade simbólica, a presidente enfatizou a importância da iniciativa para a inclusão e dignidade dos cidadãos. “Esse trabalho dará dignidade aos cidadãos que buscam os serviços oferecidos pelas comarcas”, destacou a desembargadora. Na ocasião, ela também anunciou a doação de cerca de 40 cadeiras de rodas, que estão sendo substituídas por novos equipamentos, para o governo estadual.
A diretora do Foro de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, agradeceu à presidente pela iniciativa e ressaltou o impacto da medida. “O fato de você chegar a um lugar e ter uma cadeira de rodas para se locomover, em um país que ainda falta acessibilidade, tem um significado enorme para quem precisa.”
A coordenadora do setor de saúde do TJTO, a médica Elaine Cristina Ferreira, também destacou o compromisso do Tribunal com a acessibilidade. “É mais que um gesto simbólico, representa uma mudança real na vida de cada pessoa que recebe esse apoio.”
O evento contou com a presença dos juízes Allan Martins, presidente da Asmeto, Agenor Alexandre da Silva, Ana Paula Brandão, Edssandra Barbosa Lourenço, Hélvia Túlia, Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, Roniclay Alves de Morais, Rosa Maria Rossi e Rubem Ribeiro. Também participaram a chefe de gabinete da presidência, Lívia Guimarães; o diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso; e a secretária executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Patrícia Idehara, que representou a desembargadora Ângela Haonat, presidente da comissão.
Ampliação do Fórum de Palmas
Durante o evento, a presidente do TJTO também anunciou aos servidores e magistrados do Fórum de Palmas os avanços nas tratativas com a prefeitura de Palmas para a doação de um terreno de 15 mil metros quadrados. O objetivo é viabilizar a ampliação do prédio do Foro da capital, garantindo melhores condições para o atendimento da população.