
A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Willamara Leila, prestigiou na manhã desta quarta-feira (04/11) a Sessão Solene em homenagem aos dias do Professor e dos Médicos, realizada no plenário da Assembléia Legislativa.
Durante a sessão, presidida pelo Deputado Estadual, Júnior Coimbra, foram agraciados com o "Título de Cidadão Tocantinense" os professores Fidêncio Bogo, José Hidasi e a missionária Margarida Lemos Gonçalves.
A Deputada Josi Nunes, autora do requerimento para a realização da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15 de outubro, discursou destacando a importância de celebrar a data, mesmo que em outra ocasião. Segundo ela, todos os dias são para se lembrar desses profissionais que constroem a história do País. Também é de autoria da Deputada, o requerimento para conceder o Título de Cidadão Tocantinense ao Professor Fidêncio Bogo.
Na solenidade, o Secretário de Estado da Saúde, Melquíades Neto, discursou, representando o Deputado Estadual José Viana, autor do requerimento para a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico, cuja data oficial é comemorada em 18 de outubro.
Na composição da mesa da Sessão Solene, estavam também a Deputada Federal Nilmar Ruiz, o Secretário de Estado da Educação, Senador Leomar Quintanilha, a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, o Presidente do Tribunald e Constas do Estado (TCE), Severiano Constandrade, o Reitor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Osmar Nina Garcia e os Deputados Estaduais, Paulo Roberto (1º Secretário) e Stalin Bucar (2º Secretário).
Homenageados
O professor José Hidasi, agracidado com o "Título de Cidadão Tocantinense", nasceu na Hungria e se naturalizou brasileiro em 1962. O professor Hidasi foi responsável pela criação e reestruturação de 14 museus brasileiros. É graduado em Geografia, História e Geologia. A homenagem foi solicitada pelo Deputado Estadual Marcello Lelis.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Assembléia, o professor Fidêncio Bogo foi diretor dos colégios Doutor Quintiliano em Natividade e do Estadual de Porto Nacional (entre 1981 e 1991). Ele também ajudou a criar a Fafing – Faculdade de Filosofia do Norte Goiano.
A terceira homenageada, a professora Margarida Lemos Gonçalves, teve o requerimento da honraria solicitado pelo deputado Eli Borges. A professora Margarida nasceu em Vitória (ES) e chegou ao antigo Norte Goiano em 1948. Ela é missionária da Congregação Batista e bacharel em Educação Religiosa, além de ser pioneira no Tocantins.
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email: