Poder Judiciário do Tocantins participa de caminhada de conscientização para combater a violência contra a mulher

Juliana Carneiro/Secom Palmas Várias pessoas vestidas com camiseta lilás, com balões brancos e lilás, e com faixas e cartazes participam de uma caminhada de combate à violência contra a mulher em uma via púbica
Caminhada de consientização contou com a participação de mais de 300 pessoas

 

Mais de 300 pessoas participaram da caminhada de conscientização para combater a violência direcionada às mulheres na Capital, na manhã do último sábado (19/8). O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), esteve presente na mobilização, que atraiu integrantes da comunidade e de órgãos relacionados à segurança da mulher.

O evento foi idealizado pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). A ação faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha deste ano tem como tema: “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”.

Durante o trajeto, foram entregues panfletos e materiais informativos com canais de denúncia à população e comerciantes. A caminhada teve início na JK (parte leste) e foi finalizado na rotatória do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no cruzamento entre a Avenida JK (sentido Paraíso) e a Avenida NS-3.

 

Denúncias

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 180 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que funciona 24 horas, pelo 190 da Polícia Militar, pela Central de Atendimento às Mulheres via (61) 9610-0180 (Whatsapp) e na Central de Atendimento à Mulher (CAM), que também funciona 24 horas.

Compõem o Nupav Mulher: a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Ministério Público Tocantins (MPTO), Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Polícia Militar (PM-TO), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e Corpo de Bombeiros.

Também fazem parte do Núcleo, a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Tocantins), Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania da Funai (Sedisc) e a Câmara Municipal de Palmas.

Foram apoiadores da caminhada a Casa A+ e o ‘Projeto Quebrando o Silêncio’, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, movimentado pelo Ministério da Mulher, representados pelos grupos de Desbravadores, Aventureiros e o Pequeno Grupo Sal da Terra.

 


Modificado em:

Acessos:

737