Paulo Teles abre Encontro de Presidentes em Rio Quente

“Vamos discutir aqui assuntos da mais alta relevância. Espero que os resultados desse fórum se revertam em soluções a curto e médio prazo.” A declaração é do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Desembargador Paulo Teles, que abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira (19/11), o 82º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do País. “Vamos discutir nossas deficiências, necessidades e também a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que possamos manter um diálogo brando e positivo com a instituição”, afirmou ele, durante a solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Alcides Rodrigues Filho.

A Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, participou da abertura do Encontro. Compareceram também ao evento o presidente do Colégio, Marcus Antônio de Souza Faver, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz e Vasco de La Justina; Milton Nobre, representando o CNJ; o vice-presidente do TJGO, Vitor Barbosa Lenza; a presidenta da Organização das Voluntárias do Judiciário, Maria do Socorro Teles; o deputado estadual Evandro Magal e Cláudio Rodrigues, diretor da Rede Record de Televisão.

Observando a composição da mesa, feita por juristas, políticos e imprensa, o presidente do Colégio falou da importância da política para a transformação social, da conscientização popular de que ela é o caminho para esta mudança e do papel do Judiciário que, segundo ele, pode, por meio da prestação jurisdicional eficiente, colaborar na construção de uma sociedade mais digna e mais justa.

Faver também lembrou a tarefa maior da entidade, que é de preservar a independência das instituições jurídicas do Brasil. “Muita vezes somos mal compreendidos quando defendemos a autonomia dos tribunais, a independência dos juízes, as garantias e as prerrogativas de uma estrutura absolutamente necessárias para configurar os direitos de cada Tribunal do País”, afirmou.


Experiências
Já o governador Alcides Rodrigues também falou da importância da independência do Judiciário estadual e desejou pleno êxito ao evento. “O Colégio de Presidentes de Tribunais do País é uma entidade responsável e preocupada com a autonomia da Justiça Estadual e com a integração de seus representantes”, afirmou ele, para quem a troca de experiências entre os Estados será fundamental para divulgação de boas práticas. O governador citou ainda a iniciativa do TJGO que, no mês de outubro, realizou em praça pública, atendimento às pessoas que possuíam pendências judiciais.

A solenidade começou com a entrada das Bandeiras do Brasil e dos Estados, conduzidas pelos militares do Corpo de Bombeiros de Goiás. Depois, foi a vez dos presidentes e representantes dos Tribunais do País, seguidos da Comissão Executiva do Colégio, composta pelos desembargadores Robério Nunes, de Roraima; Rêmolo Letteriello, do Mato Grosso do Sul; Marilza Maynard, de Sergipe, e Caio Alencar, do Rio Grande do Norte. (Assessoria de Imprensa TJGO/Fotos: Aline Caetano/CCS-TJGO)
 
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Modificado em:

Acessos:

2791