Ministro defende modelo europeu para ingresso na magistratura

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, defendeu, nesta sexta-feira (20/11), o modelo europeu para ingresso na carreira jurídica. Segundo ele, nos países da Europa, o concurso público é para entrar na Escola de Magistratura e não diretamente na carreira jurídica. “Somos a melhor magistratura do mundo, mas creio que no futuro, o ingresso se dará dessa forma. No entanto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tornou facultativa a etapa de concurso que previa a preparação de candidatos durante três meses. É preciso que haja um posicionamento firme sobre isso”, afirmou.

O ministro STF abriu, nesta sexta-feira, os trabalhos do segundo dia do 82º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Rio Quente. A Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, participa do evento.

Segundo o ministro, a melhoria da formação e a necessidade de respeitar vocações são apenas alguns dos entraves enfrentados pelos tribunais estaduais que, para Salomão, terão um desafio gigantesco pela frente no sentido de aprimorar seus juízes. “Existe a questão orçamentária, as dificuldades de tempo e de volume de trabalho, mas que devem ser superados para que se ofereça a melhor formação e, consequentemente, uma melhor prestação jurisdicional”, disse.

O ministro do STJ fala neste momento sobre o tema “A formação do magistrado”. Para ele, “os magistrados estão participando cada vez mais da solução dos problemas da nação e o Poder Judiciário cada vez mais assume uma importância maior no contexto da nação do povo brasileiro”. (Assessoria de Imprensa do TJGO/ Foto: Aline Caetano/CCS-TJGO)


Modificado em:

Acessos:

2472