Investimento na proteção de magistrados e operadores do direito é uma das marcas da gestão na área da Segurança 

A análise de situação de risco envolvendo magistrados e de risco institucional em prédios do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins faz parte das ações de destaque realizadas pela atual gestão, por intermédio da Assessoria Militar do Judiciário tocantinense (Asmil) no triênio 2019/2021. 

“A proteção dos operadores do Judiciário no exercício de suas funções beneficia também a população, que poderá ter suas demandas atendidas em segurança”, avaliou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Abaixo seguem as principais ações da Asmil no período.

Recolhimento de armas de fogo

Visando assegurar o recolhimento de armas de fogo, munições e demais itens bélicos correlatos, procedendo à escolta com a segurança necessária e racionalizando custos, com vistas à minimização de variáveis em desfavor da segurança das comarcas, foram recolhidos 10.039 itens entre 2019 e 2020, com a finalidade de serem entregues ao Exército para destruição.

Segurança

Atualmente, integram a Asmil 10 oficiais e 35 praças da Polícia Militar, além de 76 vigilantes armados terceirizados contratados pelo TJTO para prover segurança nas unidades da Capital, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas e Guaraí, além de todo o planejamento, coordenação, emprego de pessoal e fiscalização das ações de segurança de todos os eventos promovidos pelo Poder Judiciário.

Escoltas

Para o assessoramento à Presidência e execução das atividades necessárias ao acompanhamento, avaliação e execução de medidas para garantir a segurança de magistrados em situação de risco ou sob ameaça, foi adquirido um novo carro blindado, atendendo à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJTO, que agora conta com três veículos com essas características, realizou seis escoltas e três reforços de policiamento em um total de 13 análises de situação de risco e oito avaliações de segurança institucional.
Em todos os casos citados e outros de indícios menos evidentes, seja de ameaça expressa ou de maior grau de risco, as providências de segurança foram adotadas, provendo-se inclusive escolta pessoal com efetivo escalado pela Assessoria Militar.

Texto: Júlia Fernandes / Fotos: Rondinelli Ribeiro
Comunicação TJTO


Modificado em:

Acessos:

769