ESMAT promove Seminário de Biotecnologia

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), em convênio com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), realizará nesta sexta-feira (13/11), das 8h às 18h, o Seminário de Biotecnologia intitulado “Biotec Sem Mistério”. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins.

As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade jurídica, inclusive aos estudantes de Direito. Os interessados podem se inscrever pelo telefone  (63) 3218-4408  (63) 3218-4408  ou pela internet, no site do Tribunal de Justiça (www.tjto.jus.br), no link: Formulário de inscrição. O internauta deve preencher a ficha e enviá-la para o seguinte e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De acordo com informações da ESMAT, haverá expedição de certificado de participação (carga horária: 8 horas).

Na programação, serão abordadas questões básicas a respeito da ciência, sobre como a biotecnologia é aplicada no dia-a-dia da sociedade, além de esclarecimentos em relação a alimentos geneticamente modificados e às questões legais que envolvem a biotecnologia no Brasil.

 

 


PROGRAMAÇÃO
8h às 08h30 - CREDENCIAMENTO

8h30 às 9h - APRESENTAÇÃO DO CIB – CONSELHO DE INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA
Palestrante: Profa. Dra. Alda Lerayer, engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP, com Mestrado em Microbiologia Agrícola, Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas e Microrganismos pela ESALQ/USP e pelo INRA (França) e Pós- Doutorado em Genética de Bactérias Lácticas pelo INRA França). É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

9h às 10h30 - AS BASES DA BIOTECNOLOGIA
Palestrante: Prof. Dr. Elíbio Rech, engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Life Sciences ; PHD na University of Nottingham (Oxford, Inglaterra). Estuda a expressão de biomoléculas de valor farmacêutico e industrial em plantas, animais e microrganismos. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

10h30 às 10h45 – INTERVALO

10h45 às 12h - APLICAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SEGUROS
Palestrante: Profª. Drª Alda Lerayer, engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), mestra em Microbiologia Agrícola, doutora em Genética e Melhoramento de Plantas e Microrganismos pela ESALQ/USP e pelo National Institute for Agricultural Research (INRA, França) e PHD em Genética de Bactérias Lácticas pelo INRA. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

12h00 às 14h30 – ALMOÇO

14h30 às 16h - A BIOTECNOLOGIA E OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Gravina, engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela (UFRGS) e doutor em Fitopatologia pela Universidade de Wiscosin-Madison (EUA). É membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

16h às 16h15 – INTERVALO

16h15 às 18h - BIOSSEGURANÇA DE OGM’S E SUA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Gravina (titulação acima descrita). (Por Alexandre Poli)
  
 
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Modificado em:

Acessos:

2769