
Membros do Comitê Gestor de Inovação (CGI) do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) se reuniram nesta segunda-feira (6/5) para discutir sobre as demandas recebidas e o trabalho desenvolvido pelo Inovassol – Centro de Inovação, instituído em maio de 2023.
Ao abrir a reunião, a presidente do CGI, desembargadora Ângela Prudente, agradeceu o empenho de todos os membros na inauguração do espaço físico do Inovassol que aconteceu no mês de março e ressaltou a importância do ambiente para ideias inovadoras.
“Esse espaço é o epicentro da criatividade e da colaboração, um ambiente inclusivo, onde todas as ideias serão bem-vindas. É o início de uma jornada promissora para o Poder Judiciário tocantinense, sob a simbologia do girassol e o seu semear. Algumas ideias já estão florescendo, e estamos otimistas quanto aos seus frutos."
Durante a reunião, o coordenador do Inovassol, o juiz Roniclay Alves de Morais, e a equipe de servidores do Inovassol – formada pelos servidores(as) André Vinicius Di Oliveira Gomes, Ana Berenice de Aguiar e Bruno Vieira de Melo Aguiar apresentaram os projetos: “Desvendando o PLS” – tradução do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário por meio de uma abordagem visual e linguagem simples-, que já foi finalizado; e ainda o “Você é Luz”, que está em andamento, e propõe medidas e ações para redução de consumo de energia elétrica.
Os membros definiram ainda o fluxo de trabalho do Inovassol, ou seja, como são realizadas todas as fases do processo de inovação que foram delimitadas como: semear, raízes, iluminar, florescer, cultivar, podas e colher. Confira aqui o que são essas etapas.
Novas ideias
Os servidores(as) apresentaram também as demandas recebidas pelo Inovassol, entre elas, uma da Secretaria das Varas Criminais (Secrim) e outra do Núcleo de Apoio Técnico (Natjus), que estão em análise.
Já o projeto “Fórum Inteligente” foi apresentado pelo juiz da comarca de Cristalândia, José Eustáquio de Melo Júnior, e visa à automação das sedes dos fóruns para redução do consumo de energia, eficiência operacional e sustentabilidade.
“Juntos somos o Tribunal”, trabalho do curso de Inovação e Pensamento de Designs Multiplicadores, realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), também foi exibido pelos servidores(as) Lucas Ferreira Gomes e Viviane de Moura Fragoso. O objetivo é criar um canal de comunicação de fácil acesso para todos os membros do TJTO. O trabalho foi desenvolvido também pela juíza Tulia Sandes Pedreira e os servidores(as) Ully Rejane Cavalcante Simões Nunes, Vera Vilda de Sousa Resende e Ana Berenice de Aguiar.
A desembargadora Ângela Prudente parabenizou os projetos apresentados e disse que todos devem passar pelo fluxo do Inovassol e que ambos podem trazer benefícios para o Tribunal.
Presenças
Participaram da reunião, a desembargadora Ângela Haonat, a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais, o diretor Judiciário, Wallson Brito da Silva, a diretora de Tecnologia da Informação, Alice Carla de Sousa Setúbal, a diretora Executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, a diretora do Centro de Comunicação Social, Kézia Reis de Sousa, a coordenadora de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social, Leila Maria de Souza Jardim, a coordenadora da Ouvidoria Judiciária do Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno, a coordenadora de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos, Luciene Dantas; e as servidoras Kamila Prado e Roberta Maciel.