Comarca de Goiatins conquista certificação do CNJ

Arte CNJ arte no formato horizontal nas cores azual branco e amarelo revelam soleo do premio inovação judiciaria

Na região Nordeste do Tocantins, na divisa do Estado com o Maranhão e a 389 km de Palmas, a Comarca de Goiatins amanheceu em festa nesta sexta-feira (25/10), quando soube da conquista do Selo Judiciário Inovador. Uma premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do 1º Prêmio Inovação do Poder Judiciário, em reconhecimento às iniciativas de vanguarda na cultura organizacional e tecnológica dos Tribunais brasileiros.

Dados são Vidas

Com um quadro funcional de apenas por 12 servidores(as) e colaboradores(as) terceirizados(as), a Comarca de entrância inicial, coordenada pelo juiz Herisberto Furtado e Silva, que atende cerca de 33 mil pessoas residentes também nos distritos de Croalândia e Cartucho, além das cidades de Campos Lindos e Barra do Ouro, representou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com o projeto “Dados São Vidas”.

A iniciativa tocantinense apresenta um calendário de gestão participativa de curto, médio e longo prazo, com uma série de ações que visam proporcionar maior celeridade na tramitação dos processos em andamento na Comarca. A ação inclui desde aulas e revisão das tabelas processuais unificadas até a confecção e distribuição de planilhas no Google Drive, além de reuniões periódicas e controle de metas.

Confira aqui o projeto na íntegra.

O Prêmio

Dividido entre as categorias: I – Gestão Judicial Inovadora; II – Tecnologia Judicial Inovadora; e III – Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários; além das subcategorias I – Ideias Inovadoras e II – Inovações com Resultados Comprovados, a premiação contemplou com os selos Ouro, Prata e Bronze as três iniciativas de melhor pontuação em cada categoria, mediante os critérios estabelecidos pelo edital.

Já os Tribunais ranqueados na sequência classificatória, que obtiveram nota de no mínimo 50% da pontuação máxima determinada, tiveram os trabalhos reconhecidos através do Selo Judiciário Inovador.

Menos de dois décimos

A Comarca de Goiatins, representando o TJTO, concorreu à subcategoria Ideias Inovadoras, na categoria I – Gestão Judicial Inovadora, e por uma diferença mínima não obteve o Selo Bronze, conquistando o quinto lugar. Confira abaixo a classificação:

Gestão Judicial Inovadora – Ideias Inovadoras

1º lugar TRE-PI – ECOnomia – Transporte Compartilhado NOTA: 9,50
2º lugar TJPE – Projeto Laura – Cálculos Judiciais NOTA: 8,50
3º lugar TRF4 – “Sistema de Gestão do Conhecimento” NOTA: 8,43
4° lugar Parceria TRE-AL, TRE-MG e TRE-MA – “Preste atenção nas contas! É legal e pode ser fácil”. NOTA: 8,30
5º lugar TJTO – "Dados são vidas" NOTA: 8,27

Para conferir a Classificação Geral, clique aqui!

Celebrar

De acordo com a secretária administrativa do Fórum de Goiatins, Joelma Moreira da Costa, esta premiação coroa um trabalho que teve início em 2021, em plena pandemia da Covid-19, quando a Comarca tinha mais de 1.700 processos com mais de 100 dias sem movimentação. Segundo ela, a virada de chave foi quando a equipe passou a se preocupar menos com os números e mais com a humanização dos atos. Por isso, “Dados são Vidas” é a expressão que nomeia o projeto.

"Nós entendemos que aqueles processos correspondiam a vidas. Então nos organizamos e dividimos de acordo com a classificação. Um servidor ficou responsável pela infância e juventude, outro com a violência doméstica e outro com a fazenda. E assim zeramos o congestionamento", concluiu a servidora.

Trabalho em Equipe

Diretor do Fórum de Goiatins, o juiz Herisberto Furtado e Silva ressalta o trabalho em equipe e lembra também de outras conquistas da Comarca. “Penso que o momento é de agradecimento a todos(as) os(as) servidores(as) por terem abraçado a ideia e se comprometido em executar um projeto que saiu do papel, foi implementado, com muito trabalho, e que já nos gerou também um selo ouro (Justiça Eficiente/TJTO), três certificados de Comarca Consciente (TJTO), menção honrosa do prêmio Sálvio de Figueiredo Teixeira (CGJUS), e, agora, prêmio do CNJ (Gestão Judicial Inovadora)”, concluiu.

Conheça um pouco mais sobre a Comarca de Goiatins clicando neste link.


Modificado em:

Acessos:

834